Seja bem vindo!

Nova Canaã

Nova Canaã
Home
Fique por Dentro
  • Artigos

Tudo que você precisa saber sobre Cocho

A pecuária brasileira caminha rumo à intensificação. A cada ano aumentam os investimentos em genética, nutrição e sanidade. Muitas vezes o pecuarista se preocupa tanto com alguns fatores que se esquece do básico, que se bem-feito faz toda a diferença. Dentre os elementos básicos que devemos nos atentar está o cocho (recipiente usado para fornecer alimento aos animais), que é sem dúvida um dos principais pontos de atenção. Sua falta ou sua má utilização pode ser o fator que está levando todo seu rebanho a um baixo desempenho.

Quando se trata de cocho (comprimento, altura, largura, local), você sabe se os que estão na sua propriedade está de acordo com o que o seu rebanho necessita?

O cocho é utilizado para fornecer alimentos aos animais de forma correta, higiênica, que facilite seu consumo e reduza o desperdício.

ALTURA

O ideal é que este cocho não fique diretamente em contato com o solo, dessa forma a conservação do produto oferecido é maior, a altura vai depender da categoria animal que você esteja tratando.

Se no lote houver bezerros, como no caso da cria, o cocho deve ficar a 50 cm do chão, dessa forma o bezerro também tem acesso ao produto oferecido, ajudando assim o seu desenvolvimento ao preparar desde cedo seu organismo para uma alimentação sólida, além de suplementar minerais que são deficientes no leite. Quando falamos em animais de recria a altura fica em 70cm.

Já para os animais de engorda o cocho deve ter 1m de altura, facilitando o consumo (essa altura também evita que animais silvestres como porcos, queixadas, catetos, entre outros, consumam o produto diretamente do cocho).

COMPRIMENTO E LARGURA

O comprimento do cocho vai aumentando conforme o consumo do produto for subindo.

Para produtos de baixo consumo como o mineral, recomenda-se 5 cm por cabeça. Para proteinados de baixo consumo, o popularmente conhecido como 0.1%, são exigidos 10 a 15cm por cabeça. Já para o 0.2% a 0.3% são necessários no mínimo 15 a 20cm por cabeça. A partir de um consumo de 0.4% do peso vivo até as rações (1 a 1,5%PV) é essencial que sejam oferecidos no mínimo 30-40 cm por cabeça.

Essas diferenças de comprimento se devem ao maior consumo do produto e a competição entre os animais, seguindo essas medidas você estará seguro de que todos os animais do lote estão conseguindo comer o produto oferecido.

Para TIP onde o consumo é à vontade (2-2,2% do peso vivo) pode-se utilizar 30 cm por cabeça. Para Creep-Feeding recomenda-se 5cm por bezerro.

PRODUTO CONSUMO COMPRIMENTO POR CABEÇA
Mineral
Baixo
5 cm
Proteinado 0.1%
Baixo
10 a 15 cm
Proteinado 0.2% a 0.3%
Moderado
15 a 20 cm
Rações (0.4% a 1.5% do PV)
Alto
30 a 40 cm
TIP
À vontade (2-2.2% do PV)
30 cm
Creep-Feeding
-
5 cm por bezerro

A largura vai interferir no comprimento do cocho, quando temos um cocho com 60 cm de boca, podemos considerar que os animais conseguem comer dos dois lados do cocho, menos que isso os animais batem cabeça e só será possível comer de um lado apenas. Se tivermos um cocho com 2 m podemos oferecer um proteinado 0.1% para 10 animais, se ele possuir 40 cm ou mais de largura, o mesmo cocho suportará 20 animais.

COCHO LARGURA CAPACIDADE
-
Menos de 60 cm
Animais só conseguem comer de um lado
2 m
Menos de 40 cm
10 animais para proteinado 0.1%
2 m
40 cm ou mais
20 animais para proteinado 0.1%

LOCAL

É recomendado que o cocho fique perto da água desses animais, isso evita que eles andem muito entre se alimentar e se hidratar. Também é indicado que não coloque esse cocho em locais com alagamento ou que faça muito barro, nem perto da mata, pois pode atrair outros animais, ou mesmo em cima de pedras ou qualquer local de difícil acesso. Locais planos são sempre a melhor opção. Não é indicado colocar em locais de depressões devido ao acúmulo de água.

MATERIAL

Durante muitos anos o material mais usado era a madeira, porém são difíceis de lavar e seu custo se tornou alto.

Cochos de concreto são fáceis de lavar e duráveis, mas são fixos, sendo muito difícil o seu transporte para utilização em outro pasto ou piquete. São muito utilizados em confinamento onde sua estrutura é fixa.

Barris de plástico (bombonas) estão sendo muito utilizados, são de fácil higiene e são leves podendo ser transportados para atender outros lotes, quando a necessidade aparecer.

O borrachão possui alta resistência, fácil higienização e pode ser comprado por metro de acordo com a sua necessidade. Seu uso tem se popularizado entre os pecuaristas. Uma ressalva fica para a estrutura que sustenta o cocho de borrachão. Isso ocorre porque geralmente são de madeiras e precisam de manutenção constante.

As esteiras de mineração também são uma alternativa, mas precisam ser reparadas a cada 2 anos, pois o sol e chuva, intercaladas e constantes, danificam suas fibras e o cocho vai cedendo aos poucos.

Os cochos de bag são alternativas provisórias que duram no máximo um ano e devem ser recolhidos quando não forem mais usados ou quando o lote suplementado mudar. A cada ano esse material deve ser trocado ou reparado.

Vários materiais podem ser usados para trabalhar como cocho, é preciso que se avalie o custo-benefício do material. E lembre-se, o importante é que o produto seja fornecido de forma correta!

MATERIAL CARACTERÍSTICAS
Madeira
Difícil de lavar e alto custo
Concreto
Fácil de lavar e durável, mas fixo
Barris de plástico
Fácil higiene, leve e pode ser transportado
Borrachão
Alta resistência, fácil higienização, mas precisa de manutenção na estrutura
Esteiras de mineração
Precisa de reparo a cada 2 anos
Bag
Alternativa provisória, deve ser trocado ou reparado a cada ano

CONCLUSÃO

O cocho é sem dúvida uma das ferramentas mais importantes dentro da produção animal. A falta de cocho pode levar todo um lote a um baixo desempenho. Da mesma forma, cochos de comprimento e largura adequados, altura correta e localização precisa, é a chave para um bom fornecimento alimentar e sucesso dentro da sua propriedade.

Ainda tem dúvidas sobre cocho? Entre em contato com um de nossos assistentes técnicos!

Fortuna Nutrição Animal, de produtor para produtor!

 

*ATENÇÃO: cochos de ferro não são indicados, pois o sal presente no mineral pode corroer o cocho.

*DICA: cochos que não ficam diretamente no chão, são menos infectados por barro, fezes e urina.

*DICA: a colocação de uma régua de madeira ou arame acima do cocho, evita que os animais pulem sobre o cocho, evitando que o produto fique sujo e que o cocho seja danificado.

*DICA: todos os cochos têm que ter vasão, os furos devem ser colocados nas laterais para que não haja entupimento. Nos locais onde há uma forte incidência de chuvas é interessante que o cocho seja coberto, evitando assim o desperdício de produto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Materiais Ricos
9 de janeiro
Planner 2024
Para te ajudar na trajetória de planejamento de 2024, nós da Fortuna, elaboramos um Planner …
Saiba mais
Materiais Ricos
2 de fevereiro
eBook – Terminação Intensiva a Pasto (TIP)
A TIP é definida pela oferta de suplementação concentrada acima de 1,5% do peso vivo …
Saiba mais