A 5ª edição do Encontro de Pecuaristas da Fortuna Nutrição Animal foi realizada na Fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte (MT), no dia 09 de maio de 2015. O evento foi pensado buscando trazer o que há de mais novo e moderno no mercado do agronegócio, para garantir a lucratividade dos pecuaristas.
Na primeira palestra, Adilson Moura, Consultor de Marketing e Vendas no Agronegócio com mais de 25 anos de experiência, falou a respeito da importância do manejo racional de bovinos. Com muito dinamismo, o médico veterinário mostrou o impacto do manejo na produção da carne, já que esse reflete diretamente em sua qualidade, ou seja, no resultado final do trabalho do pecuarista. O palestrante também apontou as características do boi para explicar e justificar o seu comportamento, e ainda, quais medidas de manejo podem e devem ser adotadas na propriedade para garantir o bem estar animal.
O segundo tema abordado no evento foi o conceito 777 de engorda de bovinos. Apresentado pelo especialista em desempenho animal e pesquisador científico na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Flávio Rezende, essa técnica inovadora de engorda garante a rentabilidade e a lucratividade da pecuária através da nutrição adequada dos animais. Segundo Rezende, o pecuarista precisa ter consciência que ele produz carcaça e não boi. Ou seja, é preciso nutrir adequadamente os animais para produzir uma carcaça de qualidade para o frigorífico e obter lucro. Não basta suplementar, mas realizar a suplementação correta: respeitando a fase de desenvolvimento do animal, a estação do ano, oferta de pastagem, além de utilizar o produto e quantidade certa.
Na segunda parte do evento, em um redondel instalado na área externa, o juiz oficial da ABQM, Leonardo Feitosa fez uma demonstração de doma índia, em um cavalo chucro. A apresentação foi de tirar o fôlego e encantou a todos. O palestrante abordou os pilares da sua técnica: respeito, confiança e colaboração. Primeiro Feitosa ganhou a confiança do cavalo, mostrando que não iria agredi-lo ou maltratá-lo. Depois ganhou o respeito do animal quando demonstrou que estava no controle e conquistou a sua colaboração com respostas positivas a cada atitude positiva do animal.
Na saída do evento todos os 300 participantes ganharam uma bandeira feita com embalagens dos produtos Fortuna para auxiliar a colocar em prática o que foi aprendido durante o dia: o manejo adequado do boi.