No dia 10 de maio de 2014, aconteceu o 4º Encontro de Pecuaristas. Com um trabalho e visão diferenciados dentro do setor pecuário da região e nacional, a empresa tem sempre investido em compartilhar tecnologias e informações para seus clientes e parceiros.
Os principais temas desta edição foram Cortes de Carne e Manejo de Pastagem, contando com a participação de palestrantes como Marcelo Bolinha e Prof. Adilson de Paula Aguiar. As palestras foram escolhidas pela Fortuna com o objetivo de incentivar o produtor a ter maior conhecimento sobre o seu produto, a carne, com mais foco na qualidade e segurança alimentar. No tema de pastagens, foi dado destaque a necessidade da atenção à preservação do solo e da planta, a fim de que a pecuária deixe de ser uma atividade extrativista, com relação ao uso do pasto.
Marcelo Bolinha, profissional de referência em qualidade e cortes de carne no Brasil, realizou ao vivo os cortes de uma carcaça bovina (macho da raça Nelore, de 530 kg). O objetivo principal desta apresentação foi esclarecer aos presentes sobre a atividade do frigorífico e os resultado de um bom trabalho do pecuarista no campo, através da nutrição e manejo, sobre o produto final desejado – a carne. Ainda, para quem estava interessado em aperfeiçoar o conhecimento sobre “Cortes especiais em Ovinos”, foi ofertado à parte um curso sobre o assunto com Marcelo.
A esperada apresentação do Zootecnista Adilson de Paula Aguiar, Consultor e professor da FAZU, além de profissional especializado na área de manejo e conservação de pastagens, abordou informações e resultados sobre forragens típicas da região.
No período da tarde, também ocorreram painéis sobre Genética, Forragens e Aditivos, com o produtor Rodrigo Agustini, da Fazenda Shangri-lá, Jonatas Gubert, representante da Dow AgroSciences, e o professor e técnico da Fortuna, Thiago Prado.
Dentro das explanações e resultados demonstrados no evento, ficou clara a necessidade da correta suplementação dos animais em diferentes categorias, desde a vaca e o bezerro até o animal de abate.
O evento se mostrou um sucesso, com a participação de 210 pessoas, envolvidas no setor pecuário. De acordo com os participantes, é possível afirmar que o evento tenha influenciando cerca de 500 mil cabeças de gado na região norte de Mato Grosso.